quinta-feira, 17 de março de 2016

REGANHO DE PESO APÓS CIRURGIA BARIÁTRICA via Dr João Henrique

Gentem,
Independente de qual médico me operou , ler e entender mais sobre o assunto é muito bom !
Eu super indíco o Dr João tbm... ele tem um grupo de cirurgia bariátrica que ajuda muito !
Se a coisa apertar , vou partir para o plasma de argônio....
Por enquanto ta indo bem aqui, mas vem conferir:

Dr. João Henrique Felício de Lima - Cirurgia da Obesidade, fala sobre o PLASMA DE ARGÔNIO - tratamento endoscópico, seguro e eficaz, para DO REGANHO DE PESO APÓS CIRURGIA BARIÁTRICA



A obesidade afeta cerca de 15% da população mundial segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, mais de 20% da população apresenta algum grau de obesidade (IBGE-2015).

Em 2014, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) revelou que mais de 80 mil cirurgias bariátricas foram realizadas naquele ano. A atual preocupação é que parte dessa população de pacientes bariátricos tem readquirido peso após alguns anos de gastroplastia. Estudos recentes mostram que esse possibilidade ocorre em até 20% dos pacientes.

O aumento do peso ocorre por uma combinação de fatores: alimentação não balanceada, perda de acompanhamento nutricional, sedentarismo, fatores psicológicos (ansiedade / depressão) e alterações da anatomia da cirurgia como a dilatação do estômago ou alargamento da anastomose gastrojejunal (costura entre a saída do estômago e o intestino na técnica do bypass gástrico).

A reintrodução dos pacientes na equipe multidisciplinar trará benefícios quanto ao melhor controle nutricional, da ansiedade e da compulsão alimentar. Uma adequada avaliação pode revelar alterações da técnica cirúrgica inicial, sendo que a principal delas é a dilatação ou a confecção de uma anastomose com um grande diâmetro que pode ser tratada com a Fulguração por Argônio Endoscópico.

Esse procedimento permite, de maneira pouco invasiva e não cirúrgica, uma redução dessa “passagem” alimentar do estômago operado para o intestino e proporciona, novamente, a sensação de saciedade, com consequente perda do peso recuperado.

O que é a Fulguração com o Argônio Endoscópico?
O argônio é um gás nobre que, quando conectado a um sistema de eletrocauterização para endoscopia, permite uma coagulação controlada, conhecida como fulguração por plasma de argônio. Esse sistema é aprovado pela ANVISA, amplamente utilizado em endoscopia digestiva e utilizado após cirurgia bariátrica desde 2009.

Como funciona e qual o objetivo do Argonio Endoscópico no reganho de peso?
Nos pacientes submetidos a gastroplastia do tipo bypass gástrico, a anastomose gastrojejunal (costura entre o estômago reduzido e o intestino delgado) pode dilatar-se com o tempo.

Realiza-se uma espécie de cauterização (fulguração) que gera um “queimadura” circunferencial nesta anastomose. Isso induz um processo de cicatrização que leva a redução desse diâmetro, promovendo restrição da passagem dos alimentos, saciedade e retorno da perda de peso.

São realizadas em torno de 3 sessões com intervalos de 8 semanas e o objetivo é a redução do diâmetro da anastomose gastrojejunal.
Quem pode fazer o procedimento?
- Pacientes submetidos a derivação gástrica tipo bypass (cirurgia de Fobi-Capella);
- Anastomose gastrojejunal maior que 15 mm (medido na endoscopia);
- Tempo de cirurgia maior que 18 meses e que readquirem mais de 10% do peso (em relação ao menor peso atingido) ou perda insuficiente de peso após a gastroplastia (menos de 70% do excesso de peso);
- Ausência de contra-indicação nutricional ou psicológica;

E quais são os resultados após o argônio?
Os estudos mostram uma perda média de 90% do peso readquirido em relação ao peso mínimo atingido após a cirurgia bariátrica inicial.

Para os casos de perda insuficiente, objetiva-se uma nova redução do peso até atingir o objetivo estimado com a cirurgia inicial que seria de 30% de perda do peso corporal.
Como consequência do tratamento proposto, é possível que o paciente perca uma quantidade considerável de peso. A perda de peso poderá melhorar sua saúde em geral, sua qualidade de vida, sua auto-estima e prolongar a expectativa de vida.

Vale ressaltar que os resultados não dependem exclusivamente do argônio, mas de um adequado acompanhamento nutricional e psicológico para proporcionar uma reeducação nos hábitos dietéticos e de vida, os principais responsáveis pelo reganho e a manutenção dessa nova perda de peso.

A falha do tratamento pode ocorrer devido: não realização de todas as sessões recomendadas, não aderência às orientações da equipe multidisciplinar, ingestão aumentada de alimentos e bebidas calóricas, álcool, da falta de exercícios físicos aeróbicos e do abandono do tratamento antes de seu final.

Com o grande número de gastroplastias realizadas e as taxas atuais de reganho de peso, criou-se uma população de pacientes que necessitam de alternativas para não se tornarem obesos novamente.

Para tanto, o argônio endoscópico é um método minimamente invasivo, sem necessidade de novas cirurgias, ambulatorial, de baixo custo e que demonstra-se eficaz para esses casos, bem como para a perda insuficiente de peso.

Fonte: Revista Saúde Curitiba

********************************************************************************

Vale lembrar que a cirurgia bariátrica é parte do tratamento da obesidade, uma vez que a obesidade é uma doença crônica, e que exige cuidados contínuos durante a vida toda do paciente.
Se você tem dúvidas se apresenta a obesidade faça o teste por este link bit.ly/calculeoseuIMC.

Ficamos à disposição, via mensagem inbox ou pelos nossos telefones de contato (41) 3329-4796 e (41) 9125-9250 com Ilione (em horário comercial).

Recomendamos também a leitura dos seguintes posts:
* 42 perguntas e respostas sobre a cirurgia bariátrica bit.ly/42perguntaserespostas
* Fases nutricionais pós-cirurgia e sugestões de receitas: bit.ly/fasesnutricionaispósereceitas
* O que não fazer depois da cirurgia bariátrica: bit.ly/oquenãofazer
* Importância do acompanhamento pós-cirúrgico: bit.ly/importânciaacompanhamento.
* A sua participação no processo da Cirurgia Bariátrica é fundamental, bit.ly/suaparte e bit.ly/sucessodependedevocê


Super demais neh !
Ler sobre esse assunto com quem entende é tudo de bom.
Informe-se sempre .
#ficaadica
By Val

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recadinho ! grata.... =)